22/04/2016

Que tipo de consumidora eu sou

http://economia.uol.com.br/quiz/2014/09/18/que-tipo-de-consumidor-voce-e.htm

1) Na maioria das vezes, como você compra suas roupas?



Quando estou passeando ou vendo vitrines. Se vejo algo de que gosto muito, compro sem pensar demais

Após pesquisar bastante e encontrar uma loja que ofereça um bom custo-benefício do que eu preciso

Sempre que há novidades, para atualizar meu guarda-roupa

Quando preciso de algo vou a alguma loja em que compro sempre e

2) Meus amigos decidem jantar em um restaurante badalado. O que faço?


Vou com eles, lógico!

Se estiver bem financeiramente, vou apenas pela companhia. Frequentar restaurantes badalados não é uma prioridade

Não vejo mal em gastar mais de vez em quando em algo que me dá prazer. Depois, economizo em outras coisas

Vou porque são meus amigos

3) Algumas pessoas adoram comprar objetos  de grifes famosas. O que penso sobre elas?

Eu sou uma delas! E, se não consigo bancar os itens originais, compro a versão pirata

Não entendo por que pagar mais caro só para usar uma marca conhecida

Quando posso, compro roupas de marca

Nem sei quais são essas grifes de que todo mundo fala. Eu não ligo


4) Já comprei coisas que nunca usei só porque estavam em promoção?

Mais de uma vez. Não resisto!

Jamais!

Algumas vezes

Talvez, se o preço estava muito baixo. Não fico ligado em promoções

5) Me se planejo financeiramente?




Não muito, até porque dificilmente sobra dinheiro no fim do mês

Sim. Tenho uma poupança e sou bastante regrado com meus investimentos

Procuro controlar meus gastos, mas, às vezes, não resisto e saio um pouco do planejado

Às vezes meu gerente sugere algumas coisas e eu aceito, mas não acompanho muito meus investimentos

6) Parcela as minhas compras?

Se o estabelecimento permite parcelar, eu parcelo até mesmo as compras pequenas. Assim posso comprar mais

Prefiro comprar à vista. Dessa forma evito perder o controle sobre minhas finanças

Parcelo apenas valores mais altos

Prefiro comprar à vista. Não gosto de ter dívidas

7) A forma como alguém se veste revela algo sobre a pessoa?

Sim: estilo, personalidade, boa situação na vida. Às vezes revela até sua profissão

Não. Não acho que a roupa de alguém defina quem é esta pessoa

Sim: estilo e atitude

Não costumo reparar no modo como as pessoas se vestem

8)  Consigo poupar para o futuro?

Não, até porque prefiro aproveitar o presente, viver o agora

Sim, poupo e invisto meu dinheiro, pois para mim, é importante garantir uma aposentadoria tranquila

Às vezes me atrapalho com as contas, mas me planejo para poupar sempre

Não sou de gastar muito, então sempre faço uma reserva

9) Você guarda dinheiro para realizar sonhos?



Não guardo dinheiro para sonhos porque realizo meus desejos sempre que posso

Com certeza! E sou bastante disciplinado em relação a isso

Nem sempre consigo, mas procuro guardar para comprar algo que quero muito ou fazer alguma coisa especial, como uma viagem

Às vezes sim, às vezes não

10) Meu vizinho aparece com um carrão novo. Penso:

"Que máximo! Um dia também vou ter um carrão desses na garagem"

Gastar essa dinheirama só para desfilar com carro novo..."

"Se eu fosse muito rico, talvez comprasse um desse ou parecido"

"Bonito esse carro"

11) Para mim ter dívidas é:

Normal. Ninguém consegue viver só com o salário que tem

Inaceitável. Uma pessoa com dívidas nunca realiza grandes sonhos

Estressante. Quando me endivido, faço de tudo para quitar logo o valor

Um problema que prefiro evitar

12) Comprar me deixa feliz?



Muito. Quem não gosta da sensação de comprar uma coisa que você queria?

Fico feliz quando encontro algo que preciso com ótimo custo-benefício ou realizo um sonho que poupei para alcançar

Se for algo que eu estava querendo, claro. Afinal, trabalho para isso. E, se estou desanimado, "me dar" um presentinho melhora meu humor

Acho que sim... Nunca pensei sobre isso, na verdade

13) Qual meu ponto fraco quando o assunto é gastar sem pensar?

Parcelas, descontos, cheques pré-datados, promoções...

Eu nunca gasto sem pensar

Alguns itens da moda que têm tudo a ver comigo e programas de lazer, como festas, restaurantes e viagens

Alguma urgência

Resultado



Moderado

Embora me organize para guardar dinheiro, às vezes gasto mais do que o planejado. Não sou extremamente consumista, mas investe dinheiro em peças que, acredito, ser importantes para manter meu estilo diante dos outros. Quando sobra uma grana, não vejo problema em "me dar" presentes e, às vezes, gasto mais do que posso em nome de uma experiência bacana.

Tenho tudo para ter um bom controle das minhas finanças e formar uma reserva sem deixar de viver bem. Procuro valorizar aquilo que realmente importa e controlo meus impulsos para compras excessivas, ainda que consiga pagar.


Dicas para consumidor moderado:

Principais objetivos:
– Aumentar o patrimônio e obter uma rentabilidade acima do mercado.

Características:
– É mais interessado no mercado financeiro e costuma analisar os produtos antes de tomar uma decisão. Assume alguns riscos e aceita diversificar parte de suas aplicações. Diante de uma oscilação negativa no valor de seu investimento, tende a permanecer no fundo e esperar a recuperação.

Produtos:
– Pode investir cerca de 70% do capital em renda fixa e fundos DI, mais conservadores e menos sujeitos a oscilações bruscas, e diversificar os outros 30% em investimentos mais agressivos, como os fundos de ações.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensando em vc