30/08/2011

A menina que não sabia ler - John Harding


Livro: A menina que não sabia ler
Escrito por John Harding
Ano de origem: 2010
Li co vontade 288 páginas
Editado pela editora LeYa

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Pensamento:

Ao meu ponto de vista, poderia ser o livro, se o título honrasse a sua narrativa sem sair do foco. Com o decorrer o livro vai se tornando monótono e de uma hora para outra, começa a ir num sentido contrário, aquela história ingênua começa a ficar sem sentido ficando cheia de mistério sem um fundamento.
De inicio até fiquei animada, comovi com a solidão de Florence, a vontade de aprender a ler e o cuidado que tinha por seu irmão, depois comecei a achá-la mesquinha com a forma que tratava Theo, um garoto que tinha por ela um amor não correspondido.
Com essa obsessão pela leitura, a imaginação de Florence começa a interferir na vida real, chegando a ficar paranóica.
Dando a mim leitora a duvida se o que li foi real ou pura imaginação de Florence.
Nota: 6,0